Como usar o Serasa para segmentar público no Facebook Ads

by igormscaldini

Como usar o Serasa para segmentar público no Facebook Ads

by igormscaldini

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Caso queira ver esse material em vídeo, basta acessar o canal do Youtube.

Quem faz Facebook Ads no brasil já deve ter percebido como é difícil fazer uma segmentação decente sem uma boa base de leads.

O que acontece: hoje o Facebook disponibiliza algumas categorias de segmentação com interesse, posição geográfica, emprego, etc., pra quem não tem uma base de leads de fato.

Mas quem já tentou fazer ou quem trabalha na área já percebeu que não funciona.

Por que não funciona? Isso não é muito claro ainda.

Pode ser pela qualidade dos dados dos usuários. Nos EUA, a cultura do Big Data e a integração dos dados faz uma segmentação mais eficaz. No Brasil isso não acontece.

O ponto desse artigo não é ficar argumentando essas características, é mostrar como você pode escapar desse dilema e criar uma base de leads através de outra alternativa.

Existem algumas coisas que você pode fazer.

A que vai aprender hoje não é muito conhecida por amadores, mas é bem usada pelos profissionais – o Serasa.

Pra quem não sabe, o Serasa é a maior empresa brasileira de análise de crédito, é por ele que as empresas analisam crédito ou liberam empréstimos.

Quando você vai comprar um fogão no Ponto Frio, ele analisa seu CPF no Serasa pra saber se você tem crédito e é confiável, estável.

Então você pode usar o Serasa, através de uma parceria que eles tem com o Facebook, para criar um público bem segmentado sem nenhum tipo de base de leads prévia.

O primeiro passo é entrar na página de liberação de categorias do Facebook. O link é este aqui.

O formulário é super simples e você pode ver aqui embaixo.

Para configurar a conta é preciso preencher algumas informações, como CNPJ e o seu número da conta de anúncios do Facebook, que está posicionado no canto superior esquerdo da sua tela.

Facebook Ads

Depois basta enviar para a solicitação. A espera é de até 48hrs. O ideal é usar o nome e email do profissional responsável pelos anúncios, para que o email, chegando na caixa de entrada de um desconhecido, não seja confundido com spam.

Caso lide com mais de um cliente, ainda pode adicionar todos de uma só vez clicando no “mais” (vide imagem).

Depois das 48hrs, tendo ocorrido a liberação, basta entrar na página do gerenciador de anúncios.

Talvez o detalhe mais importante e crucial na aplicação dessa segmentação é na hora de mexer com o Direcionamento Detalhado. O ideal é não mexer em nenhuma outra característica e segmentação para não deixar o filtro com menor qualidade.

Para escolher a segmentação do Serasa basta clicar em Procurar -> Mais categorias -> Categorias de parceiros por solicitação -> Experiam -> BR

Facebook Ads Serasa

Depois, é só escolher a categoria de segmentação que melhor convir ao seu negócio.

Eu, particularmente, gosto muito da MOSAIC, ela tem me gerado resultados excelentes, com boas taxas de cliques e conversões.

Ali dentro você vai encontrar várias características interessantes como: pessoas da elite urbana; pessoas ricas e influentes; jovens dependentes que moravam na zona rural – esses costumam ser jovens adultos que saíram de zonas rurais para fazer faculdade em grandes centros.

MOSAIC

Depois de selecionar sua segmentação vai aparecer um aviso na sua tela por conta das políticas de uso, nada demais – é isto, seu anúncio vai ser segmentado com a base de leads do Serasa.

Essa é uma alternativa muito mais efetiva do que a segmentação oferecida pelo próprio Facebook e que tem me gerado resultados muito bons.

Não tem mágica nem truque, não é um segredo nem nada, mas não vejo muitas pessoas fazendo. É só mais uma ferramenta que pode usar para agregar às suas estratégias de marketing, especialmente para profissionais que estão começando.

Obrigado e bom trabalho a todos.

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