Sete erros comuns em Facebook Ads

by igormscaldini

Sete erros comuns em Facebook Ads

by igormscaldini

by igormscaldini

Quem acompanhou os últimos materiais no blog, já percebeu que eles são mais úteis para especialistas e pessoas inseridas no mercado. Esse vídeo de hoje é um pouco diferente, ele serve tanto para quem põe a mão na massa, um analista, um consultor, quanto para o empresário em si, que tem uma equipe, gerencia um time e precisa entender melhor o que tá acontecendo.

O primeiro erro é mexer em time que está ganhando

Mas o que eu quero dizer com mexer em time que tá ganhando?

É muito comum no mercado e em agências de marketing digital a ideia de que os anúncios precisam ser reinventados sempre. Diariamente, semanalmente, mensalmente, a gente precisa criar novos anúncios sempre.

Apesar disso ter uma parcela de verdade, sim a gente precisa testar anúncios, criar novos anúncios e sempre tentar ter o máximo de retorno possível no nosso investimento em Facebook Ads, não necessariamente a gente precisa desativar nossos anúncios que deram certo no mês passado.

Se eu tenho um anúncio que é atemporal, que não depende de época do ano, se ele dá certo e traz leads, vendas e visitas no site, independente do seu objetivo, com um custo vantajoso, não tem porque desativá-lo.

Desativar um anúncio só porque ele é antigo não faz sentido algum na minha opinião. Um anúncio sobre a Copa do Mundo não faz sentido manter depois do evento, mesmo com custo baixo, mas um exemplo que não tem nada a ver com eventos temporais, como um ebook de “Como reduzir custos em RH”, por exemplo, é um anúncio atemporal de um problema que continua existindo e não faz sentido desativar ele.

Pode parecer óbvio, mas isso acontece e as pessoas desativam os anúncios só porque eles são antigos.

O segundo erro é relacionado ao investimento em si

Quando eu pego um novo projeto, gosto sempre de deixar claro pro cliente que o investimento não precisa ser linear todo o mês.

O que eu faço é investir pouco no início, e eu só invisto mais dinheiro quando eu vejo que um anúncio tá trazendo bons retornos com um custo beneficio legal.

Então, se eu testo três campanhas para verificar gatilhos mentais, e vamos supor que tenho 900 reais por mês, ao invés de já começar investindo 300 reais por mês em cada anúncio e gastar todo o dinheiro, eu vou investir 100 reais por mês e só vou pôr mais dinheiro quando o custo benefício estiver legal.

Pode acontecer também de um anuncio dar mais certo que o outro, converter mais que o outro, então eu vou alocar dinheiro pros que trazem mais resultado, mas não vai ser de forma linear.

Para ser mais direto: você não precisa usar todo seu orçamento de uma vez só – você pode começar com pouco nos primeiros quinze dias e depois investir o resto nos anúncios com os melhores resultados.

O terceiro erro é não dar tempo para o Facebook aprender e otimizar seus anúncios

Hoje é muito óbvio que os anúncios do Facebook tem uma tendência de, seja pra lead venda ou clique, diminuir com o tempo.

Isso acontece porque o Facebook usa machine learning para aprender com erros e acertos. Se você deixar o Facebook ativo por trinta dias, ele vai aprender com os dados adquiridos e em 99% dos casos ( e sendo bem honesto nunca vi esse 1%), nos outros trinta dias você vai ter resultados melhores ainda.

Então, fica a dica: se você tem um anúncio que está dando certo, quanto mais tempo deixar ele ali, melhor vai ser seu resultado.

O quarto erro está um pouco relacionado ao primeiro e pode parecer um pouco contraditório, mas…

… o quarto erro é não testar o suficiente

Quando você cria anúncios no Facebook, sua chance de acertar de primeira é quase 0, então o que eu recomendo é criar variações de anúncios para, ao longo do tempo, e isso pode ser no período de uma semana, determinar qual tem o melhor resultado e qual tem o pior para focar numa estratégia mais assertiva e mais econômica.

Isso não quer dizer que você deva desativar todos os anúncios que cria. Você vai desativar só os que têm um desempenho ruim.

Geralmente, o tempo que precisa pra saber o desempenho de uma campanha é de uma semana. Então, se eu criar um anúncio hoje para sabão em pó, eu vou criar variações de chamadas, de imagens e CTAs, de tudo que for possível e fizer sentido para o cliente.

Dali uma semana, eu vou verificar qual rendeu melhor e descobrir se vale mais levar para o Whats App ou para o Messenger; se funcionou mais falar da roupa limpa ou da praticidade. Isso tudo são testes que não devem ser parados.

O quinto erro é se prender muito a detalhes

Eu vejo muitas empresas e profissionais da área se atendo a detalhes mínimos, parando anúncios por até uma semana, quando na prática não vão afetar efetivamente a campanha.

Um exemplo que vi recentemente conversando com colegas da área era de um anúncio que estava pronto, o site tava pronto, o link estava parametrizado, mas o cliente não quis liberar o anúncio porque eles não tinham o código HTML da cor da marca.

É um detalhe mínimo que não vai afetar no resultado final e as pessoas deixam de colher esses resultados mais cedo ou geram estresse desnecessário por questões assim.

Apesar da gente sempre querer perfeccionismo e as melhores imagens, temos que lembrar que o Facebook é uma mídia para gerar lucro, para gerar resultados, então você tem que testar várias formas e não focar em detalhes que atrasam esses resultados.

Até porque muitas vezes os resultados vêm de anúncios que a gente acha que não vão dar tão certo, e sendo um pouco imprevisível assim, esse é um dos casos em que perfeccionismo mais atrapalha do que ajuda.

O sexto erro é sobre rastrear os resultados que consegue com o Facebook Ads

Se você criar anúncios no Facebook sem rastrear, sem instalar os pixels e parametrizar os links pra ver os resultados no Google Analytics, terá resultados pobres que vão acompanhar a pessoa só até o momento em que ela saiu do Facebook. Depois que ela clicou no anúncio e entrou no site, você perde qualquer capacidade de rastreamento.

É um assunto um pouco complexo que eu não vou entrar aqui, mas sugiro pra quem não sabe desse assunto pesquisar sobre os pixels do Facebook e os UTMs do Google, esse é um conhecimento indispensável para você que quer otimizar seus anúncios do Facebook e na internet de maneira geral.

O sétimo e último erro está relacionado a uma coisa um pouco sentimental que eu vejo com muita frequência.

O sétimo erro é se apegar sentimentalmente às suas campanhas

Hoje mesmo eu estava conversando com uma cliente e enquanto mostrava alguns parâmetros e métricas, eu disse “não tá dando certo, vamos cancelar essa promoção, bola pra frente. Esse anúncio não traz retorno pra vocês”, e ela disse “ah, mas deu tanto trabalho para produzir”. Foi quando falei que “tá, mas não pode se apegar a certas coisas só porque deu muito trabalho. Bola pra frente, não dá pra você ter prejuízo porque se apegou a um conteúdo que deu trabalho ou trouxe boas experiências produzindo”.

O Facebook é uma mídia que serve pra te dar lucro, e se não tá te dando lucro, não adianta fazer esse investimento em Facebook Ads.

Inclusive, houve casos de eu dispensar totalmente o Facebook Ads para certos clientes porque não trazia resultados. Então, muito cuidado pra não se apegar a certos materiais e ao Facebook Ads como um todo.

Esses foram os sete erros que eu preparei hoje. É claro que existem outros vários, porque o Facebook é uma ferramenta complexa, e muita gente ainda comete erros, especialmente no Brasil, mas esses sete erros já são suficientes para abrir seus olhos e prestar atenção.

Qualquer dúvida ou complemento a área de comentários abaixo está aberta e se for do seu interesse e o conteúdo e te ajudou em algo, é muito válido compartilhar com seus amigos no Linkedin, no Facebook e em outras redes sociais.

Caso queira conferir mais conteúdos, verifique meu canal no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top